quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A cultura evolutiva da humanidade


O homem é sociável e nasceu para viver em sociedade, busca ser de modo a agrupar-se aos seus semelhantes. Porém nas sociedades atuais, poucos são os grupos que apresentam integrantes homogêneos. A diferença acaba muitas vezes excluindo os que não seguem a cultura padrão, entretanto a sociedade homogênea é a maior identidade dos indivíduos tradicionais como no caso dos Amish. 

Dentro de uma mesma sociedade observamos grupos com atitudes conservadoras e outros com atitudes revolucionárias. De um lado, o apego aos padrões, às tradições, do outro, a vontade de mudar, a luta pela mudança. Na mesma sociedade, vemos grupos de maioria e minoria, um reprimindo o outro. Agem, os seres humanos, como predadores da sua mesma espécie.
            Exclusão social é um comportamento no qual caracteriza a negação de pessoas diferentes, que não correspondem ao molde sociológico. Desigualdades sociais, complexo de superioridade, preconceito, causam negações sociais, violência, dor, opressão, marginalização de indivíduos ou grupos que a sociedade não adota, a mudança na sociedade deve aparecer para benefício e inclusão de todos, para que não haja minorias.
                        Afinal sem a impregnação da cultura evolutiva da humanidade, não podemos ser sociáveis; temos de aprender para ser e ter, a evolução humana que nos torna, somos o que somos para que nossos filhos se formem com nossa cultura para contribuir com mais no processo, isso é o acréscimo cultural da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário