terça-feira, 6 de setembro de 2011

Resumo - Durkheim

Cristina Costa - Sociologia - Introdução à ciência da Sociedade

Fato Social

Tinha como objetivo definir com rigor a sociologia como ciência, estabelecendo limites e rompendo a idéia de 'achismo' do senso comum.
Durkheim define claramente os fatos sociais como objetivo da sociologia. Fato Social: Coerção Social (a força que os fatos exercem sobre o indivíduo).
A força Coercitiva se evidencia pelas 'sanções legais' e 'espontâneas', as legais caracterizam-se por serem denominadas pela sociedade, como por exemplo, as leis, quando desrespeitadas uma punição deverá ser cumprida; as espontâneas por sua vez é a repreensão da própria sociedade quando fazemos algo inapropriado, diferente dos padrões em que vivemos. Dividindo fato social em três características, segundo Durkheim, a educação após um tempo passa a se tornar um hábito que é introduzido em nossas vidas espontaneamente, como o riso em uma peça teatral, esse riso é uma forma de sanção social, de reprovação, de algo que não faríamos em nossas vidas para não nos tornarmos motivo de risada. A segunda característica dos fatos sociais é que eles existem e atuam sobre os indivíduos, independente de vontade própria, é um meio em que cada um nasceu e não tem como mudar, são 'exteriores aos indivíduos'. Não temos opção de escolher ou opinar na cultura em que nascemos e vivemos.
A terceira característica é a 'generalidade', quando a maioria dos indivíduos ou boa parte deles repete as mesmas coisas por um determinado tempo, como formas de habitação, sistemas de comunicação, etc.
Para Durkheim, o sociólogo ao estudar a realidade dos fatos, deve deixar de lado seus valores, sentimentos, interesses particulares e tudo aquilo que nos mobiliza para não confundirmos o conhecimento verdadeiro, o que vemos e o que queremos ver.
Considerado como fato social segundo Durkheim, o suicídio está presente em todas as civilizações e é assim definido devido às taxas constantes em qualquer sociedade. A cultura de diferentes sociedades influencia totalmente uma pessoa a cometer suicídio, o que mostra ser de fato um fato social.
Durkheim demonstra que os fatos sociais têm existência própria, de modo que mesmo cada um tendo sua consciência individual, dentro de cada civilização existem formas padronizadas de conduta de pensamento, 'consciência coletiva'.

Nathalia Zacheu

Nenhum comentário:

Postar um comentário