quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Exercício de pesquisa



Sistema de comissões estabelecidas pela Lei 4.680

Pela intermediação da venda de espaço/tempo ou serviços, o Agenciador fará jus a uma comissão de até 20% (até vinte por cento), que lhe será paga pelo Veículo após a liquidação da respectiva fatura pelo Anunciante.
Ficará a critério de cada Veículo estipular o percentual de comissão devida a Agenciadores dentro do limite estabelecido no item acima NORMAS-PADRÃO.
O Agenciador não poderá transferir a Anunciante ou a terceiro a comissão recebida de Veículo.
Os Veículos suspenderão a concessão de comissão ao Agenciador que infringir o disposto no item acima NORMAS-PADRÃO. (JANELA)

·         Vantagem¹: Os porcentuais são preestabelecidos e consistem na simples aplicação. Garantido pelo CENP.
·         Desvantagem¹: As empresas anunciantes consideram os porcentuais altos e pressionam as agências a reduzi-los.

Fee mensal fixo

Forma de remuneração na qual o cliente paga um valor fixo por mês que remunera todas as atividades da agência. Agência e cliente definem um calendário de ações e campanhas para um período determinado de tempo.
A agência calcula custos a partir do volume de ações estabelecidas ao período, avaliando o volume de horas a serem dedicadas pelas áreas de atendimento, planejamento e operações, volume de peças criativas a serem desenvolvidas e respectivas estimativas de investimentos em produção.
A proposta de Fee Fixo substitui todos os outros tipos de receita: horas de atendimento, planejamento e operações, custos de criação, taxa de veiculação e agenciamento sobre serviços de terceiros.
O dimensionamento e composição desta modalidade de fee devem ser baseados nos seguintes itens:
·          Recomendação de honorários para as áreas de planejamento, atendimento e operações; 
·          Tabela de Criação; 
·          Volume estimado de investimentos em produção.
Recomendam-se a reavaliação periódica do contrato (período a ser estabelecido entre cada agência e cliente), para garantir que a negociação realizada mantenha-se justa para ambas as partes no decorrer da gestão da conta. (ABEMD)
·         Vantagem¹: A agência saberá exatamente o valor de sua remuneração por determinado período.

·         Desvantagem¹: Não Incentiva um esforço maior por parte das agências.

Remuneração por resultados

A partir de outras remunerações pode-se agregar prêmios por resultados obtidos a partir da definição de metas diversas preestabelecidas em contrato (exemplo: volume de leads, volume de vendas, índices de churn etc.).
Pode-se também avaliar a possibilidade de aplicação de algum tipo de desconto num dos formatos anteriores, utilizando-se a remuneração por resultados como complemento de receita para agência.
Não se recomenda a aplicação de remunerações baseadas exclusivamente em resultados, pois se entende que o resultado de uma ação não é conseqüência apenas do trabalho desenvolvido pela agência, mas também conseqüência de várias atribuições e responsabilidades por parte de cada cliente. Além disso, recomenda-se também um período mínimo de 6 meses ao relacionamento agência/cliente antes da definição dos parâmetros de avaliação de resultados, para que ambas as partes sintam-se confortáveis para evoluírem para este formato de remuneração. (ABEMD)

·         Vantagem¹: O planejamento de marketing é feito em conjunto com a agÊncia, somando-se assim os esforços. A qualidade de agência é evidenciada pelos resultados.

·         Desvantagem¹: A mensuração de resultados só é realizada no final da campanha. Se uma ou outra parte cometer algum erro, pode comprometer os resultados.

Fee mensal fixo acrescido de um porcentual sobre os resultados

Forma de remuneração na qual, além do fee mensal fixo, o cliente também remunera a agência através de agenciamento complementar sobre todo e qualquer serviço de terceiros. Ou seja, esta modalidade inclui todo o volume de horas a serem dedicadas pelas áreas de atendimento, planejamento e operações, além das peças criativas a serem desenvolvidas. Porém, não inclui no fee o comissionamento sobre serviços de terceiros, que passa a ser remunerado, neste caso, de forma variável.
O valor recomendado para taxa de agenciamento é de 15% para fornecedores diversos (telemarketing, database, mailings etc.) e para novas produções gráficas, e 10% para coordenação de reimpressões, independente do processo de compra ser realizado pelo cliente ou pela agência. O dimensionamento e composição do fee integrado devem ser baseados nos seguintes itens:
• Recomendação de honorários para as áreas de planejamento, atendimento e operações;
• Tabela de Criação;
Recomenda-se a reavaliação periódica do contrato (período a ser estabelecido entre cada agência e cliente), para garantir que a negociação realizada mantenha-se justa para ambas as partes no decorrer da gestão da conta.
Se dentro do período de reavaliação contratual o volume criativo estimado no Fee Integrado for extrapolado, o cliente deve remunerar a agência desta diferença. Caso contrário, a agência deverá conceder crédito criativo complementar no período seguinte. (ABEMD)

·         Vantagem¹: Garantia mínima pelo fee mensal fixo. A agência se esforça para obter resultados positivos.

·         Desvantagem¹: A mensuração de resultados só é realizada no final da campanha. Acomodação da agência pelo recebimento do fee fixo.

Markup

Mark-up é um índice sobre o custo de um produto ou serviço para a construção do preço de venda, ele vem da ideia de margem de preço, que consiste basicamente em somar o custo de fabricação de um produto ou mão de obra de um serviço com o lucro, assim forma o preço unitário de cada serviço ou produto.

Exemplo:

·        
Vantagem¹: Definição prévia de porcentuais que cobrirão os custos da agência. Cobrança de valores absolutos relativamente altos para peças publicitárias simples.

·         Desvantagem¹: Dependendo da negociação, a agência corre o risco de não cobrir seus custos.

Honorários acrescidos de cláusulas de resultados
Acontece quando a agência ganha mais se a campanha der resultado, é uma espécie de comissão de venda para os produtores da campanha. Se a campanha conseguir o desejado pelo cliente, a agência ganhará por isso.
·         Vantagem¹: A agência se esforça para conseguir o "prêmio".

·         Desvantagem¹: O resultado pode se aproximar do alvo, porém não necessariamente ser atingido, causando frustração.

Comissão estabelecida pela lei com descontos progressivos

Esse tipo de descontos funciona com um quantidade relativa de clientes, ou ainda a fidelização de clientes que têm gastos maiores, já que os descontos são proporcionais ao dinheiro gasto.

·         Vantagem¹: O aumento do desconto só decorre de aumento de verba.
·         Desvantagem¹: Não há controle sobre os valores a serem recebidos pela agência

Contrato de participação

O contrato de participação funciona com a cooperação de ambas as partes, o cliente entra com o planejamento de marketing e a agência entra com a execução do projeto.

·         Vantagem¹: A qualidade da agência é evidenciada pelos resultados. Não precisa esperar o término da campanha para receber sua remuneração.

·         Desvantagem¹: Não participa do planejamento de marketing do cliente.






¹ LUPETTI, página 153.




Referencia
LUPETTI, Marcélia. Administração em Publicidade: A Verdadeira Alma do negócio.são Paulo: Thomson, 2003.
Associação Brasileira de Empresas de Marketing Direto (ABEMD). Disponível em: <http://www.abemd.org.br/diretrizes/remuneracao.html>, Acesso em 15 de novembro de 2012.
 Wikipédia. <http://pt.wikipedia.org/wiki/Markup>, Acesso em 15 de novembro de 2012.
Janela. http://www.janela.com.br/textos/Cenp.html, Acesso em 15 de novembro de 2012.

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