sábado, 26 de maio de 2012

À espera de turistas




À espera de turistas, filme da Pandora Filmes, um drama que tem como diretor Robert Thalheim e roteiristas Hans-Christian Schmid e Bernd Lange, ainda em cartaz no CIC, Centro Integrado de Cultura, com ingressos a preços diferenciados.

Sven, um jovem alemão que presta serviços voluntários em segunda opção contra o serviço militar obrigatório, vai para a cidade de Auschwitz, onde existiram os campos de concentração da segunda guerra mundial.

No filme as pessoas ficam presas em seus medos e traumas do passado, vivendo dia após dia a procura de respostas que aparentemente não existem. Stanislaw Krzeminski (Ryszard Ronczewski), protagonista, é um sobrevivente dos campos de concentração de Auschwitz. Trata-se de um homem marcado pela dor e o pelo trauma vivenciado nos campos. Krzeminski não vê sentido em quase nada, sua vida se resume à tentativa de conscientizar, mostrar a história aos turistas da cidade e os estagiários de uma grande fábrica. No decorrer os empresários alemães compram a fábrica da cidade, mas a hipocrisia toma conta, fica nítido o objetivo de mostrar como os jovens alemães não se importam com o passado, como esse passado fosse muito distante e não tivesse importância para suas vidas.

Sven vem para a cidade com a missão de ajudar no alojamento para jovens e cuidar de Krzeminski, mas ainda não sabe o que quer da vida, não sabe por onde vai caminhar após seu voluntariado. O voluntário sofre preconceito por ser alemão em quase todo o filme e se relaciona com uma moça nascida e criada na cidade de Auschwitz, Ania Lanuszewska (Barbara Wysocka). Ania trabalha contando as histórias e relatos dos campos de concentração para os turistas. Ela tem vontade de mudar da cidade e viver longe daquele lugar onde tudo o que se vê é tristeza e dor. A aproximação faz com que ambos comecem a repensar seus futuros, porém cada um com um olhar. Suas vidas são diferentes, portanto suas escolhas também são. Levando em conta o contexto histórico de suas vidas e da sociedade onde vivem, o filme por completo é um drama bem sucedido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário