domingo, 30 de outubro de 2011

Relatos antigos e mitos reais


O livro de Gênesis nos diz que Deus não só criou a terra, mas tudo que ela contém. Deus também revelou ao homem e se comunicou diretamente com ele. Claramente, então, a Bíblia ensina que a partir de seu início, a humanidade estava ciente da existência de um Deus. Em Gênesis 1:26, somos informados de que o homem foi criado à imagem de Deus, segundo a sua semelhança. Certamente isso deve ter incluído uma parte importante, da inteligência do Criador. Em Gênesis 2:19, o homem se mostra com poderes intelectuais em reconhecer os atributos especiais das várias espécies de animais e usar a linguagem para dar nomes a eles. Claramente, a Bíblia nos diz que o primeiro homem era um ser totalmente racional, criativo e comunicativo.

Hoje, muitos acreditam que o homem primitivo deve ter tido uma mente algo semelhante ao de um animal. Porém as evidências do trabalho em equipe na caça são encontradas com os restos arqueológicos. O homem de Neanderthal, que viveu há 50.000 anos, é conhecido por ter enterrado seus mortos com cerimônias que sugerem claramente uma crença em uma vida após a morte. A crença na vida após a morte parece ter razão, já que não poderíamos explicar o esforço envolvido ao invés de simplesmente abandonar o corpo. Assim, os pensamentos modernos, portanto, concordam plenamente com o relato bíblico dos poderes mentais do homem primitivo.

Auguste Comte (francês que se aprofundou nas teorias da origem da religião),  atribuiu ao fetichismo, a crença do homem primitivo nos poderes mágicos de encantos, amuletos ou outros objetos inanimados.
Há teorias que o homem primitivo desenvolveu a idéia de uma alma ou espírito separado do corpo a partir da sua imaginação de tentar entender seu estado físico na terra. Depois estendido a animais, plantas, objetos inanimados, corpos celestes e antepassados falecidos. Foi então, apenas uma questão de tempo para o homem primitivo começar a adorar formas de espíritos que depois se tornaram divindades de vários tipos.
Pensando em sonhos e imaginações como no século XV que os homens da Europa pensavam ter monstros no mar porque não conheciam profundamente, então podemos dizer que como os lusitanos que desenvolveram vários relatos e desenhos de monstros, os primitivos também relataram, colocaram seus deuses nas espalhados por onde passavam com as ferramentas dispostas na época. Assim foi criada a ideologia dos deuses.

Mais tarde, apareceram hierarquias na sociedade. O homem projetou uma hierarquia de divindades, incluída a reis que governam os homens, assim o conceito de um deus supremo foi evoluindo e, finalmente, por um processo, à evolução de conceitos de um Deus nasceu.


ERAM DEUSES ASTRONAUTAS?. Produção de Harald Reinl; Erich von Daniken. West Germany: Terra-Filmkunst. 1970. Videocassete 92 min. Legendado em português.

http://www.youtube.com/user/SeteAntigos7

Nenhum comentário:

Postar um comentário