terça-feira, 19 de junho de 2012

“Três forças primárias existem neste planeta. Natureza, animais e humanidade. Somos terráqueos. Faça a conexão.”



A carne é fraca é um documentário produzido pelo Instituto Nina Rosa, seu propósito é fazer as pessoas modificarem seus pensamentos sobre os impactos que o ato de comer carne representa para a saúde humana. Podemos observar também a crueldade com os animais e com o meio-ambiente.

O filme conta com a participação de Éder Jofre, ex-pugilista brasileiro, as entrevistas se desdobram com Dagomir Marquezi, Washington Novaes, dois jornalistas que expressão suas opiniões com muita originalidade.

Outro documentário parecido, porém com outro propósito é o filme Terráqueos. Neste documentário o grande objetivo é vulgarizar os atos humanos de consumo. Esse filme conta perfeitamente como a sociedade é hipócrita: protege animais de estimação, por exemplo, e compra roupas de pele. Mostra também a crueldade para com os animais, mostrando as cenas de decapitação, esquartejamento e até mesmo a retirada de pele dos  mesmos. O que o ser humano faz com os animais não é a “lei da selva”, o homem não mata pra comer, o homem mata para ganhar dinheiro.  Um exemplo disso é a matança de animais marinhos para a retirada das barbatanas que é mais por status do que uma forma de alimentação.

Todos os temas discutidos nos documentários são de grande importância, porém as formas utilizadas são bastante infantis, ou você se assusta e tem pena dos animais e para de comer carne e comprar roupas, ou você vê as cenas e não faz nada. Esses pontos não nos levam a nada, a produção de um filme para fazer as pessoas discutirem sobre um determinado assunto tão importante como esse deve ter um processo diferente, deve gerar reflexão para que a sociedade saiba onde pode melhorar diante da imposição capitalista. Se as pessoas puderem saber como e onde fazer, cobrando de empresas ou fazendo individualmente suas ponderações, já faria algumas contribuições sociais mais relevantes. A questão sociológica que comprova isso é a reciclagem do lixo, pouquíssimas campanhas fizeram o terror na mente das pessoas, mas sim mostrando de forma coerente a importância de fazer reciclagem.